Acesso à Informação Portal de Estado do Brasil  
Acesse também
Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil
Sub-rede recuperAMAZ
PROETA
Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e Transferência de Tecnologia
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
Prosa Rural
Programa de rádio produzido pela Embrapa
Espécies Arbóreas da Amazônia
Agência de Informação da Embrapa
Núcleos de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia
No interior do Pará
Livraria Embrapa
Adquira publicações da Embrapa
 
Sections
You are here: Home Noticias 2008 Embrapa incentiva quintais produtivos
Embrapa incentiva quintais produtivos (2008-12-11)


Na cidade, transformar quintais em áreas produtivas de baixo custo e valorizar essas áreas para a agricultura urbana são as propostas do Projeto Quintal Produtivo, desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O Projeto Quintal Produtivo visa introduzir nas áreas urbanas, cultivares e técnicas de cultivo geradas pela Embrapa Amazônia Oriental e parceiros, por meio de ações e mecanismos de transferência de tecnologias com baixo custo financeiro.
Para disseminar o projeto, será promovido nesta sexta-feira (12) o Dia de Campo “Tecnologias para valorização da Agricultura Urbana”, a partir das 8h da manhã, na propriedade do agricultor Paulo Rocha, na Comunidade Nossa Senhora da Conceição das Ilhas, no Distrito de Outeiro, em Belém. A programação conta com palestras sobre Fruticultura, Hortaliças, Compostagem e Meliponicultura e deve ser encerrada por volta das 12h.
Durante o evento será apresentada a propriedade do agricultor Paulo Rocha como um exemplo prático de uma área antes vazia e que hoje, adota um sistema produtivo dividido em áreas nas quais se cultivam hortaliças, fruticultura, compostagem, meliponicultura e ainda plantas medicinais e ornamentais.
Para o coordenador do evento, Daniel Silva, além de levar conhecimento aos agricultores “a importância de se ter uma área produtiva no quintal da própria casa traz benefícios, como: a segurança alimentar, complementar a alimentação das famílias, bem como a redução do impacto ambiental com o aproveitamento do lixo orgânico e a melhoria da qualidade de vida em função da arborização”. Segundo ele, “um dos problemas encontrados que dificulta se ter uma agricultura urbana de qualidade e produtiva é a falta de conhecimento dos agricultores – em relação ao uso dos espaços dos quintais -, e o baixo nível tecnológico empregado”.
Foram convidados a participar da visita técnica, moradores de áreas urbanas, agentes comunitários, produtores, técnicos e profissionais ligados ao tema.

(Colaboração: Agna Soares - estagiária de jornalismo)